quarta-feira, 20 de julho de 2011

MEC quer triplicar a oferta de bolsas de doutorado no exterior até 2014

O MEC ( Ministério da Educação) quer triplicar o número de bolsas-sanduíche de doutorado até o final de 2014. Ainda este ano a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível) deve oferecer 2.800 benefícios. A expectativa é que em 2014 esse número chegue a 7.669.

As bolsas-sanduíches é uma bolsa de estudos para estágio fora do país. O processo de expansão já começa neste ano a Capes vai duplicar a oferta. De acordo com a diretora de relações internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, o PDSE (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior ), facilita o acesso dos doutorando aos benefícios.

- Foi executado um trabalho para desburocratizar o procedimento de concessão das bolsas

Com o novo PDSE cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da coordenação podem se candidatar a receber duas cotas de bolsas, o que representa 12 meses de estudo.

Cada cota pode ser usada por até três estudantes, em um período mínimo de quatro meses. Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota.

Para fazer a inscrição, o aluno de curso de doutorado habilitado deve reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação.

A partir daí será que designada uma comissão para análise das propostas e escolha dos candidatos aptos a participar. Uma vez declarado apto, o candidato fará a inscrição na página eletrônica da Capes.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário: