quarta-feira, 27 de julho de 2011

Potencialidades turísticas de Petrolina são apresentadas durante Congresso Nacional de Vereadores

Durante a noite de ontem (25), na abertura do XXVI Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais, que aconteceu no auditório do Senai e Espaço Manga Rosa a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos e o vice-prefeito Domingos Sávio organizaram a recepção de boas vindas para os 300 vereadores que vieram a cidade participar do VI Encontro Nacional de Vereadores que acontece entre os dias 25 a 28 deste mês.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (ABRASCAM), organizadora do congresso, o objetivo do evento é congregar servidores das câmaras municipais. “Para integrar o sertão do nordeste também participamos das discussões, já que as outras gestões nunca tiveram essa iniciativa”, declarou o presidente da ABRASCAM, Josinaldo de Araújo, vereador há 26 anos em Timbaúba-PB. Ele comentou ainda que achou bem oportuna a ação da Sedectur em parceria com a Prefeitura de Petrolina através do vice-prefeito Domingos Sávio, em recepcioná-los com um kit de informações turísticas do município, especialmente preparado para a ocasião.

Para a responsável pelo setor de Turismo da pasta, Nadja Batista é fundamental mostrar a diversidade cultural do sertão do vale do São Francisco. “É muito emocionante receber pessoas de culturas tão diferentes no mesmo país e mostrar todo o nosso potencial e atrativos turísticos. É nosso papel receber bem e acolher quem chega em nossa região.”

Foram apresentadas as raízes culturais sertanejas representadas pelo Samba de Véio da Ilha do Massangano, Matingueiros e Osterninho do Acordeon. Sobre isso a vereadora Raimunda Solposto ressaltou a importância de se manter uma cultura essencialmente de Petrolina. “O Samba de Véio foi convidado pelo prefeito Julio Lossio para mostrar essa cultura de raiz de mais de 100 anos de tradição e não poderia ficar de fora para mostrar aos visitantes que Petrolina também tem uma cultura, muito bonita e forte”, comentou a vereadora.

O secretário Luis Claudio Dias disse que hoje Petrolina vive um grande momento. “Nós da Secretaria queremos aproveitar essa oportunidade para divulgar os nossos atrativos culturais e turísticos e o que a cidade tem de melhor, já que estamos recebendo pessoas de diversos estados do país”.

Texto e foto: Jaquelyne Costa

Nenhum comentário: