sábado, 16 de julho de 2011

Secretaria de Educação de Petrolina reúne-se com o CMEP para discutir a implantação da disciplina de Empreendedorismo na EJA

Com o propósito de incluir 'Empreendedorismo' como disciplina curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, posteriormente, em toda Rede Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) reuniu-se na manhã de hoje (15), na Biblioteca Municipal Cid Carvalho com o Conselho Municipal de Educação (CMEP) e representante da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). No evento, estavam presentes membros do CMEP e técnicos da SMEP, além da Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, do Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Augusto Santana, da vereadora e conselheira de educação, Cristina Costa (PT), e do Pró-Reitor de Integração da Univasf, Deranor Gomes.

Durante o evento, o Pró-Reitor de Integração da Univasf, Deranor Gomes, expôs ao público presente os bons resultados da disciplina de Empreendedorismo em Escolas Municipais do Município de Juazeiro que há quatro anos possui o conteúdo como cadeira curricular nas escolas.

Segundo o Pró-Reitor, alguns pontos já foram analisados nesses quatros anos da inclusão da disciplina, que é justamente a autoestima do aluno e a motivação de conseguir realizar as atividades. Outro aspecto interessante é a interdisciplinaridade com as outras disciplinas, a depender do perfil da instituição escolar ou mesmo do aluno. “A educação empreendedora é uma tendência nacional tanto na rede pública quanto na rede privada. Aqui em Petrolina estamos há um ano articulando e nos reunindo com a Secretaria de Educação que sempre esteve aberta para o diálogo e, sendo assim, pretendemos com o maior prazer, sermos parceiros na implantação dessa disciplina na Rede Municipal”, ressaltou Deranor Gomes.

“Desde o momento em que o professor Deranor apresentou esse projeto que estamos discutindo as propostas, e não vemos a hora que esteja implantado não somente na EJA, mas com o apoio do Conselho Municipal de Educação ampliar também para o ensino fundamental escolar, considerando a importância do conteúdo”, afirmou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

A disciplina de Empreendedorismo estará inclusa já neste segundo semestre de 2011 em algumas Escolas Municipais que trabalham com EJA, que serão as unidades pilotos do projeto. Segundo a Coordenadora do EJA da Secretaria de Educação, Paloma Mangabeira, no último dia 30 de junho ocorreu um seminário para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares sobre a implantação da disciplina e, a partir do próximo ano, a pretensão é que o conteúdo se estenda para toda Rede Municipal de Educação, com o apoio do CMEP e regulamentação normativa, focando principalmente no Ensino Fundamental II que incluiu alunos do 6º ao 9º ano.

Na reunião, também foram abordados a escolha do membro do Conselho de Educação para integrar o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Credenciamento das Unidades de Ensino da Rede Municipal e Plano de Atuação do Conselho de Educação.

Texto: Élida Maria

Nenhum comentário: