quinta-feira, 14 de julho de 2011

A agricultura familiar é parte da solução da segurança alimentar, diz Graziano da Silva

Um dos formuladores do programa Fome Zero e ex-ministro do governo do ex-presidente Lula, José Graziano da Silva lamentou o fato de não ter sido possível participar, nesta terça-feira (12/7), da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012, junto com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Eleito recentemente diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Graziano da Silva gravou um vídeo que foi exibido durante a cerimônia.
“A agricultura familiar é um conceito que vem evoluindo. Ela não é um problema. Ela é parte da solução. Na América Latina não pode haver segurança alimentar sem um apoio massivo forte e decisivo à agricultura familiar”, destacou Graziano ao recordar que a Fundação Bill Gates reconheceu recentemente esse conceito.
No depoimento, Graziano da Silva lembrou também que o município de Francisco Beltrão, situado no sudoeste do Paraná, é região tradicional da luta dos pequenos agricultores pela melhoria das condições do trabalho do homem do campo.

Durante a cerimônia, outro vídeo foi exibido para mostrar ao país a evolução da agricultura familiar. No discurso, o ministro Florence solicitou às famílias que deram depoimento para que subissem ao palco para que recebessem os cumprimentos da presidenta Dilma e demais autoridades que participaram da solenidade, transformando-se num misto de confraternização.

Nenhum comentário: