quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeito Julio Lossio entregará mais 83 aparelhos auditivos nesta sexta-feira em Petrolina

 
Mais 83 aparelhos auditivos serão entregues, nesta sexta-feira (15), aos pacientes que sofrem com algum tipo de deficiência auditiva. Ao todo, serão beneficiadas 44 pessoas, que receberão as próteses do prefeito Julio Lossio e da Secretária de Saúde, Lúcia Giesta. O evento acontecerá no Centro Auditivo de Petrolina, às 9h. Na ocasião, também será feita uma homenagem ao médico Ari Brasil, onde o local passará a se chamar Centro Auditivo Ari Brasil.

Os 44 pacientes que receberão as próteses passaram por consultas e exames mais detalhados que diagnosticaram a perda de audição. A segunda etapa foi a de fazer o pré-molde dos aparelhos. Já após a entrega das próteses é feita uma adaptação em cada paciente e, posteriormente, todos devem passar pelo processo de reabilitação. Nesta fase, os usuários participam de fonoterapia e atendimento interdisciplinar, podendo ser em grupo ou individual.

“Realizamos estas atividades com a intenção de desenvolver as habilidades auditivas, como a de atenção, detecção e localização sonora, discriminação e reconhecimento de sons, tudo com a intenção de estimular a memória auditiva. São ações de grande importância para estes pacientes, porque é justamente a partir destas atividades que o usuário pode começar ou voltar a perceber de forma mais clara os diferentes tipos de sons. Estamos estimulando o aprendizado através do canal auditivo”, explicou a coordenadora do Centro Auditivo, Fabiane Gonçalves.

A Secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta, lembrou que a entrega mensal de aparelhos auditivos que beneficia tanto a população de Petrolina quanto de cidades circunvizinhas, vem sendo realizada com bastante empenho pela gestão do prefeito Julio Lossio. “Já chegamos a entregar mais de mil aparelhos nesta gestão. A última aconteceu há pouco menos de 1 mês e esta ação é muito satisfatória, pois em pouco tempo estamos conseguindo beneficiar pessoas que precisam dessas próteses para poder ouvir melhor”, avaliou a secretária Lúcia Giesta.

Texto: Taisa Alencar/ Fotos: Arquivo PMP

Nenhum comentário: