quinta-feira, 7 de julho de 2011

Conferência Municipal de Saúde começa amanhã em Petrolina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará nos dias 8 e 9 de julho a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. O encontro que acontecerá no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, a partir das 8h, tem como principal objetivo avaliar e discutir as propostas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica de Saúde, com o propósito de otimizar a qualidade dos serviços de saúde disponibilizados no município.

As conferências de Saúde devem acontecer nos três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal e são definidas como espaços democráticos de construção da política de saúde, constituindo-se também como um instrumento legal de participação popular. “É um momento onde vamos mostrar o nosso compromisso como gestores, além de avaliar e propor diretrizes da política para a área da saúde. Vamos debater temas específicos para propor novas soluções, tudo com o objetivo de melhorar a saúde disponibilizada no nosso município”, relatou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

A presidente do CMS, Luciana Mendes, considera a Conferência como um espaço importante para amplo debate acerca das condições de saúde da população. “Vamos avaliar e discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde, ampliando o espaço de participação popular e levando propostas de construção de um sistema de saúde cada vez mais justo e equânime”, declarou. No final da Conferência, serão escolhidos os delegados para as Conferências Estadual e Federal.

Para participar do encontro está previsto a presença do Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, da Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, além de representantes do Ministério Público, Ministério da Saúde, VIII Gerência Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Na programação para esta sexta-feira (08), consta a palestra sobre Políticas de Saúde na Seguridade Social – O SUS legal e o SUS real. No período da tarde, grupos de trabalho irão discutir a Seguridade Social Brasileira e o SUS: princípios e diretrizes e o SUS patrimônio do povo brasileiro: de todos para todos.

Texto: Taisa Alencar

Nenhum comentário: