Período de 06 a 09 de outubro, na cidade de Lagoa Grande-PE:
1. Público estimado que passaram pelo Parque da Uva e Vinho = 8.500 (1ª noite)
16.000 (2ª noite)
37.500 (3ª noite) ==> Total: 69.000
7.000 (4ª noite)
1. Público estimado que passaram pelo Parque da Uva e Vinho = 8.500 (1ª noite)
16.000 (2ª noite)
37.500 (3ª noite) ==> Total: 69.000
7.000 (4ª noite)
2. Total de
expositores = 89
3. Total de estandes = 77
4. Estimativa de valores movimentados = 17 milhões (despesas, vendas e captação de investimentos)
5. Lançamentos de novos produtos = 23 (sendo 11 vinhos, 07 sucos de uva e 05 diversos)
6. Novidade: Auditório montado dentro da feira, com palestras sobre a agroindústria familiar no
3. Total de estandes = 77
4. Estimativa de valores movimentados = 17 milhões (despesas, vendas e captação de investimentos)
5. Lançamentos de novos produtos = 23 (sendo 11 vinhos, 07 sucos de uva e 05 diversos)
6. Novidade: Auditório montado dentro da feira, com palestras sobre a agroindústria familiar no
Turismo rural.
7. Projeto
Comprador: Todos os expositores fizeram vendas diretas ao consumidor e as
vinícolas da
região tiveram a oportunidade de mostrarem
seus produtos e manterem contados com 50
Atacadistas de Pernambuco, da ASPA.
8. Transmissão
direta da Rádio Lagoa Grande FM ao vivo e cobertura completa da TV Grande
Rio,
afiliada da Globo, apresentando reportagens
no Globo Rural e nos Telejornais, inclusive o
Balanço Final do evento.
9. Patrocinadores/Apoiadores: Governo do Estado: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária,
9. Patrocinadores/Apoiadores: Governo do Estado: Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária,
Secretaria de Turismo/EMPETUR, AD-Diper;
Governo Federal: Ministério da Integração
Nacional e CODEVASF, Banco do Nordeste;
SEBRAE-PE; AVIANCA Linhas Aéreas; JB Hotel;
Opção Viagens e Turismo; Enoturismo Brasil;
Vinícolas: Garziera, Bianchetti, Rio Sol, Adega do
Vale, Chateaux Ducos, Terra Nova e Casa
Valduga; Fazendas Fortaleza e a Special Fruit;
10. Participação
Especial: Prefeituras de Bento Gonçalves e de Monte Belo do Sul, do Rio Grande
do Sul, Essências Di Fiori; Artesões das
cidades de: Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista,
Petrolina, Afrânio e Dormentes.
11. Shows culturais apresentados: 13
12. Shows artísticos apresentados: 12
13. Municípios participantes da Feira: Lagoa Grande, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó
11. Shows culturais apresentados: 13
12. Shows artísticos apresentados: 12
13. Municípios participantes da Feira: Lagoa Grande, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó
e Orocó.
14. Produtores rurais/caravanas: 750 pessoas
15. Palestras / Cursos / Visitas Técnicas = 19 eventos realizados e 2.050 participantes
16. Visitantes nas vinícolas da região = 5.937 pessoas anotadas
17. Mão-de-obra empregada = 1.830 pessoas diretas
18. Hospedagem: em Lagoa Grande: Hotéis/Pousadas = 352 pessoas
Locação de residências = 24 = c/241 pessoas
em Petrolina: Hotéis de padrão turístico com lotação 100% (2.120 leitos)
em Juazeiro-BA: 45% dos hotéis turísticos foram ocupados.
19. Região beneficiada: Santa Maria da Boa Vista = todas as pousadas (03) ocupadas
Petrolina = 2.120 leitos ocupados (ocupação 100%)
Juazeiro = 236 leitos ocupados (taxa de 45,3%)
Lagoa Grande = ocupação completa (100%)
14. Produtores rurais/caravanas: 750 pessoas
15. Palestras / Cursos / Visitas Técnicas = 19 eventos realizados e 2.050 participantes
16. Visitantes nas vinícolas da região = 5.937 pessoas anotadas
17. Mão-de-obra empregada = 1.830 pessoas diretas
18. Hospedagem: em Lagoa Grande: Hotéis/Pousadas = 352 pessoas
Locação de residências = 24 = c/241 pessoas
em Petrolina: Hotéis de padrão turístico com lotação 100% (2.120 leitos)
em Juazeiro-BA: 45% dos hotéis turísticos foram ocupados.
19. Região beneficiada: Santa Maria da Boa Vista = todas as pousadas (03) ocupadas
Petrolina = 2.120 leitos ocupados (ocupação 100%)
Juazeiro = 236 leitos ocupados (taxa de 45,3%)
Lagoa Grande = ocupação completa (100%)
20. Veículos
locados: Vans = 19 carros locadas e utilizadas nos transportes de pessoas.
Ônibus = 09 ocupados
Taxi = 43% locados
21. Segurança: 150 homens militares (policia feminina, policial militar, policia do turista e corpo de
Ônibus = 09 ocupados
Taxi = 43% locados
21. Segurança: 150 homens militares (policia feminina, policial militar, policia do turista e corpo de
bombeiros; 12 policiais civis e 30
seguranças particulares
22. Ocorrências: Nenhum incidente/acidente foi verificado durante o evento, como, aliás, já
22. Ocorrências: Nenhum incidente/acidente foi verificado durante o evento, como, aliás, já
verificado nas edições anteriores.
23. Presenças Anotadas: governador em exercício Dr. João Lira Neto; secretários estaduais de
23. Presenças Anotadas: governador em exercício Dr. João Lira Neto; secretários estaduais de
Turismo (Dep. Alberto Feitosa) e de
Agricultura e Reforma Agrária (Ranilson Ramos); Deputados
Federais: Gonzaga Patriota e Inocêncio
Oliveira; Deputados Estaduais: Izabel Cristina, Adalberto
Cavalcanti, Odacy Amorim e Antonio Moraes;
Prefeitos: Adenir Dallé (Monte Belo do Sul-RS),
Carlos Cavalcanti (Afrânio), Jetro Gomes
(Santa Maria da Boa Vista) e Deda (Orocó); vereadores,
políticos,empresários
e representantes de empresas públicas e privadas.
24. Expositores especiais: Ministério da Integração Nacional /CODEVASF e Governo de
24. Expositores especiais: Ministério da Integração Nacional /CODEVASF e Governo de
Pernambuco/Secretaria
de Turismo/EMPETUR.
25. Investimento:
Confirmado a chegada de um grupo do Uruguai para instalar uma nova vinícola na
região
de Lagoa Grande.
26. Compromissos assumidos:
26. Compromissos assumidos:
a)
Fortalecer a VINHUVA FEST como Feira e não apenas como Festa.
b) Integrar as cadeias produtivas da vitivinicultura e da caprinovinocultura, para fomentar a
b) Integrar as cadeias produtivas da vitivinicultura e da caprinovinocultura, para fomentar a
integração entre a gastronomia e o enoturismo.
c) Participar dos futuros eventos no segmento da Uva e do Vinho a serem realizados no Brasil e,
c) Participar dos futuros eventos no segmento da Uva e do Vinho a serem realizados no Brasil e,
de modo especial na Serra Gaúcha.
d) Buscar a integração das demais regiões
vitivinicolas do Brasil para que participem do Projeto:
1ª ENOTECA PÚBLICA DO MUNDO, em LAGOA
GRANDE-PE.
e) Participar do fortalecimento do ROTEIRO DO VINHO VALE DO SÃO FRANCISCO em
e) Participar do fortalecimento do ROTEIRO DO VINHO VALE DO SÃO FRANCISCO em
conjunto com as secretarias e empresas de
turismo de Pernambuco e Bahia, visando torná-lo mais
atrativo e do conhecimento do mundo do
vinho e do enoturismo.
f) Desenvolver ações no sentido de tornar os potenciais da região conhecido de todos, captando
f) Desenvolver ações no sentido de tornar os potenciais da região conhecido de todos, captando
novos investimentos para os setores do
enoturismo e da produção de vinho e suco.
27. Objetivo
Alcançado: Grande participação dos pequenos produtores e criadores
da região, que
tiveram, pela primeira vez teve a atenção do
Poder Público Municipal, quando a Prefeita ROSE
GARZIERA determinou que todas as atividades
apresentadas no evento, como a Feira do PAA,
dos Artesões e a construção da Fazenda
Típica mostrando sua vida no campo e seu modo de
viver, fosse uma forma de prestigiar esse
homem forte, trabalhador e de fé.
Vale lembrar, também, o fato do acesso ao
Parque da Uva e Vinho GRATUITAMENTE, fato
inédito na história da VINHUVA FEST.
NIVALDO CARVALHO ROSE GARZIERA
Coordenador Geral da VINHUVA FEST’ 2011 Prefeito Municipal de Lagoa
Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário