sábado, 1 de outubro de 2011

João Paulo ouve Dilma e aposta no PT

O deputado federal João Paulo (PT) ficará no PT. O dilema que se arrastou por quase todo este ano teve seu desfecho decretado, ontem, após reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT). ―Acabo de conversar com a presidente Dilma e, atendendo ao seu apelo, do ex-presidente Lula e companheiros, decidi ficar no PT!‖, anunciou, via Twitter, o ex-prefeito. Por telefone, João Paulo disse que conversou por cerca de uma hora com sua correligionária, que, ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pediu sua permanência, exaltando seus 30 anos de contribuição ao partido. Entretanto o petista deixou claro que a sua decisão implica num momento diferente dentro do PT, onde se faz necessária uma ―nova pactuação‖ por um ―novo ambiente‖.

―Ela me convocou e conversamos por cerca de uma hora, no seu gabinete. Ela disse que tem grande respeito e estima pessoal por mim. Com um apelo como esse, eu não poderia fazer diferente. Disse que ia ficar no PT e ela ficou muito feliz com minha decisão‖, disse João Paulo.

Questionado sobre como se daria a nova pactuação para criar um novo ambiente, o deputado disse que ainda não há uma formatação definida. ―Não tem nada pensado. Tivemos, nesse período, boas conversas no partido. É seguir dialogando‖, indicou.

João Paulo ressaltou que a decisão de permanecer também foi influenciada pelo ―movimento‖ que se criou internamente. ―Houve uma movimentação muito grande. Várias lideranças do partido conversaram comigo e realizaram um trabalho muito forte de convencimento. Hoje (ontem) mesmo, teve um café da manhã com o presidente da Câmara Federal, Marco Maia; os deputados Arlindo Chinaglia, Pedro Eugênio e Paulo Teixeira. Foi um movimento do partido‖, interpretou.

Ele destacou a atuação do presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, como fundamental para a sua decisão. ―Vinha conversando com (senador) Humberto Costa e com o Pedro Eugênio, que teve um papel fundamental. Ele teve uma postura muito importante nesse processo todo‖, relatou.

Antes de fazer seu anúncio oficial, João Paulo acumulou encontros para discutir sua, até então, provável permanência no PT. Além de conversas com o ex-presidente Lula e com a presidente Dilma, o ex-prefeito esteve com o governador Eduardo Campos (PSB); com o secretário-geral do PT, Elói Pietá - que veio ao Recife para demover o egresso do correligionário, e os deputados federais Ricardo Berzoini e Gilmar Tato.

JOÃO X JOÃO
Em declaração à Agência Estado, João Paulo afirmou que, na conversa com Dilma, não se discutiu sobre garantias do partido para que ele disputasse a PCR. Sobre a possibilidade de aproximação com o prefeito João da Costa, o parlamentar admitiu que não há fato novo que ―possa essencialmente criar esse ambiente‖.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: