segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Prefeitura de Petrolina promove Casamento Comunitário e realiza o sonho de 100 casais

Ansiedade e alegria eram sentimentos visíveis em todos os 100 casais que aguardavam o momento de oficializar a união matrimonial no primeiro mutirão para Casamento Comunitário a céu aberto de Petrolina. A celebração aconteceu sexta-feira (14) na Concha Acústica,centro da cidade e foi idealizada pela Prefeitura Municipal que, através da Secretaria da Mulher, tornou realidade o sonho desses casais. 

No primeiro momento da cerimônia, os nubentes assinaram documentos para oficialização da união, logo em seguida, houve uma cerimônia ecumênica com a presença do Padre Augusto de Santana, Pastor Elci Ribeiro, o Juiz Edilson Moura, Prefeito Julio Lossio, Primeira Dama Andréa Lossio, Secretária da Mulher Maria dos Anjos Fonseca e a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Tereza Virgínia de Carvalho. Finalizando a cerimônia, houve sorteio de brindes e foi servido um coquetel aos noivos na Praça Dom Malan.

Juntos há 25 anos, Maria Rodrigues da Silva e Carlos Santos, que já têm filhos e netos - não desistiram do sonho de oficializar a união. “É um momento muito feliz, sempre esperei e hoje alcancei”, declarou Maria Rodrigues. Com muitos anos de vida, mas nem tanto de união, o casal Raimunda Amorim de 51 anos e Francisco Lacerda de 54 anos, juntos há três anos, mostram que o sonho de casar não tem idade. “Fiquei sabendo do casamento comunitário e aproveitei para casar, tudo está uma maravilha”, afirmou Raimunda Amorim que não escondeu a alegria.

Todo processo para a realização da cerimônia matrimonial foi totalmente gratuito e passou por três etapas: a primeira foi a inscrição; a segunda etapa foi a verificação dos documentos tanto dos noivos quanto das testemunhas; a terceira etapa consistiu na oficialização junto ao cartório. Realizados os trâmites burocráticos, os noivos precisaram participar de ensaios na Concha Acústica para garantir agilidade e organização no dia da cerimônia. “Este casamento foi realizado com muito carinho pela Secretaria da Mulher a pedido do Prefeito Julio Lossio, pois também trabalhamos visando a harmonia do lar. A maioria dos casais já convive há muito tempo, hoje estão apenas consolidando a união, e só temos a desejar felicidade a todos”, disse a Secretária Municipal da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca.

“A iniciativa do chefe do poder executivo é muito interessante e louvável em poder promover a realização de 100 casamentos reunindo tanto a igreja católica quanto as igrejas protestantes, isso representa a união das famílias. A presença do magistrado é apenas para que se possa ter, ao mesmo tempo, o casamento sob o aspecto religioso e civil”, explicou o Juiz Edilson Moura.

Feliz com o resultado da organização do Casamento Comunitário, o Prefeito Julio Lossio afirmou que espera poder realizar outros mutirões para que os casais que não têm condições financeiras possam oficializar a união. “A união civil vai garantir às pessoas o direito de ter sua partilha de bens, de formar um patrimônio, de ter e levar o nome dos filhos de maneira digna, portanto é uma ação importante, mas eu considero muito mais importante é a ação cristã e sentimental onde essas pessoas serão unidas também pela fé de Deus”, salientou o Prefeito.
 
Texto:Cintia Sacramento/Fotos:Juciana Cavalcanti

Nenhum comentário: