sábado, 15 de outubro de 2011

Discurso na integra do Dep. Gonzaga Patriota versando sobre o aniversário de Dormentes-PE

"Quando fui Deputado Estadual, eu apresentei na Assembleia Legislativa uma série de projetos de emancipação de Distritos. Fico muito feliz em poder comemorar hoje o 20º aniversário do Distrito de Dormentes, agora um grande Município, a exemplo de Lagoa Grande, Capital da Uva e do Vinho do Nordeste brasileiro. Venho aqui saudar o povo de Dormentes, pelos 20 anos de desenvolvimento, de crescimento, de luta".
 
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o meu pronunciamento versa sobre o aniversário de emancipação política de Dormentes, Pernambuco.

Nesse final de semana, o Município de Dormentes, no sertão de Pernambuco, comemorou seu aniversário de emancipação política. Dormentes: sua população estimada em 2010 era de 16. 915 habitantes. Possui uma área de 1.392,1 quilômetros quadrados. O Município foi criado em 1º de outubro de 1991, pela Lei Estadual nº 10.625, sendo formado pelos seguintes Distritos: Sede e Lagoas e dos povoados de Monte Horebe, Lagoa de Fora, Botão de Cedo, Angico, Caatinga Grande, Mudubim, Poço do Boi e São Domingos.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a população residente total é de 16.915 habitantes, sendo que 3.835 (26,6%) vivem na zona urbana e 13.080 (73,4%) na zona rural, resultando numa densidade demográfica de 10,4 habitantes por quilômetro quadrado. Os gastos sociais per capita são de 53 reais em educação e cultura, 15 reais em habitação e urbanismo, 33 reais em saúde e saneamento e 3 reais em assistência e previdência social. O analfabetismo atinge 38% dos habitantes com mais de 15 anos, alto se comparado ao índice de 23,2% do território. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é de 0,600 contra 0,792 da média nacional. Este índice situa o Município em 117º lugar no ranking estadual e em 4.656º no nacional.

Em Dormentes, a atividade econômica predominante é a agropecuária, com maior potencialidade de desenvolvimento para culturas de milho, mamona e caprinocultura. A rede de saúde se compõe de 1 hospital, 11 leitos, 6 ambulatórios, e 24 agentes comunitários de saúde pública. A taxa de mortalidade infantil, segundo dados da DATASUS, é de 73,68 para cada mil crianças; o valor indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o índice de mortalidade infantil em países com o nível de desenvolvimento do Brasil é de 10 mortes para cada grupo de mil nascidos vivos.

Na área de educação, o Município possui 85 estabelecimentos de ensino fundamental, com 3.867 alunos matriculados, e 2 estabelecimentos de ensino médio, com 389 alunos matriculados. A rede de ensino totaliza 137 salas de aula, sendo 11 da rede estadual, 122 da municipal e 4 particulares. Dos 3.264 domicílios particulares permanentes, 1.136 (34,8%) são abastecidos pela rede geral de água, 146 (4,5%) são atendidos por poços ou fontes naturais e 1.982 (60,7%) por outras formas de abastecimento. A coleta de lixo urbano atende a 620 (19,0%) domicílios.

O Município de Dormentes, Sr. Presidente, encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Riacho do Pontal. Seus principais tributários são os Riachos da Água Preta, da Caipora, São Domingos, da Roça, Amarante, do Poço Barreiro, Porto da Prensa, do Medubim, São Bento, Baixa das Aroeiras, das Lagoas, Baixa do Cal, do Dormente, da Melancia e Baixa de São Bento. Os principais corpos de acumulação são: o Açude Monte Horebe (2,33 milhões de metros cúbicos) e a Lagoa Grande. Todos os cursos d'água no Município têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.

A todo o povo do querido Município de Dormentes meus cumprimentos e o desejo de que essa cidade continue trilhando o caminho do desenvolvimento.

Nenhum comentário: