sexta-feira, 1 de junho de 2012

Resultado do PIB confirma crescimento gradual da economia, diz BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira, por meio de nota, que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre deste ano confirma que a "recuperação da atividade econômica tem sido bastante gradual." 

O PIB fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 0,2% ante os três últimos meses de 2011, segundo divulgou hoje o IBGE. 

"A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda", afirmou Tombini. 

O PIB, que reflete a soma das riquezas produzidas por um país, é composto pelos dados da indústria, agropecuária e setor de serviços. Também é analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações. 

Segundo Tombini, mesmo diante da crise internacional que atinge, sobretudo, países europeus, o mercado interno constitui um diferencial da economia brasileira e prevê um ritmo de crescimento mais acelerado nos próximos trimestres. 

"Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira. Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste ano." 

Fonte Folha.com

Nenhum comentário: