quinta-feira, 7 de junho de 2012

Deputado Gonzaga Patriota parabeniza Afrânio pelos 48 anos de emancipação política


Nesse final de semana, Afrânio, cidade do Sertão de Pernambuco, comemorou seu aniversário de emancipação política com muita festa e alegria do seu povo. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) parabenizou, em pronunciamento  realizado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (05), o município por esse momento especial.
Afrânio é um município brasileiro no extremo oeste do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos: Afrânio (sede), Arizona, Cachoeira do Roberto e Poção do Afrânio, além dos povoados de Caboclo e Extrema. Afrânio foi criado em 20 de dezembro de de 1963, porém o povoado surgiu em 1864.
A população teve início nesse local a partir da construção da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, sendo ali inaugurada e Estação Inveja em 31 de outubro de 1926. Em 31 de junho de 1927 a denominação do pequeno povoado foi mudada para São João por Frei Fortunato na ocasião em que celebrava ali a primeira missa e lançava a pedra fundamental da construção da igreja de São João Batista.
Em 1932, o povoado de São João passou a categoria de vila e logo depois a distrito de Petrolina, sendo comumente chamado de São João de Afrânio, em referência ao engenheiro da estrada de ferro, o ministro da Viação e Obras Públicas,  Afrânio de Melo Franco.
Pelo decreto Lei Estadual nº 235 de 9 de dezembro de 1932 o distrito de Afrânio adquiriu parte do território de Cachoeira do Roberto, também integrante do município de Petrolina. Finalmente, através da Lei Estadual nº 4.983 de 20 de dezembro de 1963, Afrânio foi elevado à categoria de município autônomo desmembrando-se de Petrolina, elevando-se a cidade cuja instalação se deu em 31 de maio de 1964.
O deputado federal Gonzaga Patriota parabenizou Afrânio pelos 48 anos de história. “Gostaria de cumprimentar a todos os cidadãos de Afrânio pela passagem de sua emancipação política, especialmente, seu competente prefeito Carlos Cavalcanti que não tem medido esforços para tornar Afrânio uma cidade que se desenvolve mais a cada dia“, disse o parlamentar.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário: