segunda-feira, 18 de junho de 2012

II COMAR INICIA EXERCÍCIO OPERACIONAL BETA

A Força Aérea Brasileira, através do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), realizará o exercício operacional “Operação BETA”, no período de 19 de junho a 04 de julho de 2012, na cidade de Petrolina-PE . O Exercício vai possibilitar o adestramento do Estado-Maior Operacional do II COMAR no processo de planejamento e condução de Operações Aéreas, bem como a capacidade de empregar o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA2).

As atividades consistem em um exercício de simulação de um conflito, feito no cenário fictício estabelecido no Nordeste do Brasil, na divisa dos Estados de Pernambuco ao Norte e Bahia ao Sul. Para efeito do exercício operacional, tais estados, ora nomeados "países", envolvem-se num conflito armado com um terceiro país agressor, motivado pela atual escassez de água da região, apontada hoje pela Organização das Nações Unidas como um provavel fator determinante nas futuras guerras do século XXI.

O Exercício prevê a realização de missões de transporte aéreo logístico e aeroterrestres, mobilizando cerca de 100 militares pertencentes ao II COMAR, ao Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) e ao Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF), além do envolvimento da Base Aérea de Recife (BARF), do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (1º GCC), do Terceiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo(CINDACTA III) e do Destacamento de Petrolina (DTCEA-PL), na organização e apoio às operações a serem realizadas.

Os objetivos principais estabelecidos foram: adestrar as equipagens de voo do 2º Esquadrão de Transporte Aéreo; propiciar a formação e manutenção operacional das equipagens de voo nas missões de Transporte Aéreo Logístico (TAL) e Transporte Aeroterrestre (TAET), da Tarefa de Sustentação ao Combate; desenvolver a capacidade operacional do sistema de Comando e Controle do II COMAR, dentre outros.

Nenhum comentário: