terça-feira, 5 de junho de 2012

Onde nasce o sobrenome PATRÍCIO?


Dona Neguinha
As vezes me perguntam se PATRÍCIO trata-se de meu nome, e respondo que não; depois perguntam porque um nome veio a ser o meu sobrenome, daí respondo-lhes:

Em 1963, Pantaleão Patrício Neto casa-se com Maria Vieira Lima, sendo que Pantaleão meu pai, é neto de Pantaleão (avô materno) e Patrício (avô paterno), por este motivo ele recebeu o nome de seus dois avós e o sobre nome que seus irmãos receberam “DOS SANTOS”, este não recebeu, e ao fazerem seu registro de nascimento, escolheram por colocar o sobrenome “NETO”, daí se deu o problema, ou melhor, a solução.

Quando na realização do casamento no civil, a escrivã perguntou indagando qual seria o sobrenome que Maria Vieira Lima passaria a usar após o casamento, visto que Pantaleão não dispunha de sobrenome; chegando-se ao consenso de que Maria, conhecida por Dona Neguinha, passaria a usar o nome PATRÍCIO como seu sobrenome de casada, e assim se fez, minha mãe passou a assinar como MARIA VIEIRA PATRÍCIO.

Desde então, os filhos, netos e noras de Dona Neguinha passaram a assinar com o sobrenome PATRÍCIO, hoje somos 07 filhos e 12 netos descendentes deste casamento, e as novas gerações herdaram este sobrenome que muito nos orgulha.

Nenhum comentário: