terça-feira, 5 de junho de 2012

Alessandra Patrício fala para o blog



Alessandra Patrício
Em caminhada neste dia (05) pela cidade, não nos causa nenhuma surpresa, pois as coisas se repetem, as dificuldades na saúde, no transporte coletivo e os problemas sociais; é possível ver nos Gestores Executivos que passaram e que está à frente do nosso município o sentimento de desejarem acertar, mais nossa cidade é dinâmica e mutante, por isto devemos estar atentos as coisas que não contribuíram para melhorar o espaço físico em nossa cidade.

Digo isto porque as coisas acontecem de forma rápida nesta cidade, e assim aprendi a caminhar e não correr o risco de ficar pra trás, pois desde a irrigação que tem trazido o desenvolvimento econômico à região até o mercado internacional da comercialização da uva e de seu produto principal que recebe o beneficiamento nas vitiviniculturas, estou contribuindo dentro do sistema educacional deste município, que aqui cheguei aos 19 anos, vindo da cidade de Orocó-PE e logo assumi o cargo de professora de magistério através de concurso público, ao qual, durante este tempo trabalhei na escola em Boa vista, Porto da Ilha, Escola Professora Zélia Matias e atualmente a frente da Gestão do CAIC na Cohab Massangano, neste último acompanhada de um grupo de Coordenadores e Professores que se dedicam diuturnamente ao desenvolvimento educacional de mais de 1500 alunos, buscando assim desenvolver e valorizar o senso crítico de cada um destes futuros cidadãos de nossa cidade.

Por isto a preocupação em preparar estes jovens para a sociedade, pois neles nasce a esperança de que as coisas podem mudar, temos que começar a construir hoje para preparar o futuro de nossas gerações, um povo mais consciente com as questões ligadas a sustentabilidade e jovens conscientes de seu papel dentro da sociedade, e o principal, preparados para um mercado competitivo, levando nos dias atuais a uma necessidade gritante de se ensinar “educação financeira” para nossos jovens ainda na adolescência e dentro da grade curricular escolar, para que estes não sejam surpreendidos, pois os grandes empresários preparam seus filhos para aprenderem o que fazer com o dinheiro e fica a pergunta porque nossos governantes não oportunizam estas ferramentas dentro do ensino público?

A importância dos pais presentes no cotidiano dos alunos cria um elo de confiança e aprendizado, resgata a valorização dos professores que se acham confortáveis pela segurança proporcionada com a presença destes, como também há uma preservação do ambiente escolar e com isto mais conforto a toda comunidade, obtendo com isto resultados positivos no aprendizado. Ocasionando assim, todo o melhoramento do inicio desta discussão, pois cidadãos conscientes do seu papel resultam em uma sociedade participativa e coesa em busca do equilíbrio desejado na saúde, transporte, segurança e educação.

Amanhã farei uma colocação em relação à importância da representatividade de uma liderança dentro do contexto político responsável pela sociedade em que vive.

Alessandra Patrício, Graduada em Letras, Especialista em Gestão Escolar, Gestora Escolar da Escola N. Sra. Rainha dos Anjos - CAIC.

Nenhum comentário: