quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Privatização foi desmistificada, diz FHC


Ex-presidente afirma que concessão dos aeroportos é prova de amadurecimento político-econômico do país
Aécio diz que PT copia tucanos; para governo, dinheiro será para investimentos, e não para abater dívida

DE SÃO PAULO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que as concessões dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, realizadas nesta semana, são uma mostra do amadurecimento político-econômico do país.

Para FHC, os leilões dos aeroportos servirão para "desmistificar" a privatização e acabar com gestos políticos de condenação ao processo. "Como se fosse o demônio que privatiza", afirmou.

"A privatização não é uma questão ideológica. É uma questão que depende das circunstâncias, de como você aumenta sua capacidade de gerenciar, aumenta sua oferta de serviço, melhora a eficiência e aumenta também a quantidade disponível de recursos. É uma questão de responsabilidade", disse FHC ao site Observador Político.

"Quando a privatização é bem-feita, todo mundo ganha. Esses fantasmas estão desaparecendo porque o Brasil está mais maduro."

No depoimento, o ex-presidente voltou a defender as privatizações anteriores, inclusive as realizadas em suas duas gestões (1995-2002).

"As siderúrgicas começaram a ser privatizadas no governo [JOSÉ] SARNEY. Depois teve a Embraer e a [Companhia] Siderúrgica Nacional no governo Itamar [Franco]. No meu caso, as telefônicas e a Vale", afirmou.

FUNDOS DE PENSÃO
FHC também defendeu a participação do governo e dos fundos de pensão estatais.

"Os fundos de pensão são para isso, para investir, não tem nada de negativo nisso. O importante é ser transparente, que haja uma agência reguladora", disse, fazendo um alerta contra a formação de monopólio. "Tem que manter a competição."

Outro líder tucano, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) acusou o PT de copiar as iniciativas econômicas da gestão FHC. "Há um software pirata em execução no Brasil. Porque o original é nosso. Quem concebeu essa construção macroeconômica de câmbio flutuante e superavit primário foi o PSDB", disse Aécio, em nota enviada por sua assessoria de imprensa.

O senador considera que houve "demora excessiva" na concessão dos aeroportos.
DIFERENÇA
Em resposta, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem que o dinheiro dos leilões (R$ 24,5 bilhões) será usado para investimentos em infraestrutura, o que não ocorreu nos anos FHC.

"[Os recursos] Não serão contingenciados e utilizados para abater dívida. Isso faz com que a nossa concessão seja diferente", afirmou.

Fonte Folha de São Paulo

Nenhum comentário: