quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012 será lançada com ato público em Ouricuri

“Fraternidade e Saúde Pública”. É com este tema que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende mobilizar a sociedade em torno desta problemática. Em Ouricuri, sertão do Araripe pernambucano, um conjunto de organizações da sociedade civil organizada, entre elas o Caatinga, igreja católica e algumas empresas, estão promovendo um ato público no próximo dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, para lançar a Campanha no município.

O evento terá inicio às 8h da manhã com um ato público na Praça Frei Damião, onde será exibido o vídeo de lançamento da Campanha. De lá, os participantes sairão em caminhada pelas principais avenidas da cidade, passando pelo Hospital Regional Fernando Bezerra. O término do evento está previsto para às 11h da manhã no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, onde os/as presentes partilharão um almoço.

Além deste evento, este Coletivo formado por mais de 20 organizações que recebeu coletivamente, o nome Grupo Atitude Cidadã, é responsável pela mobilização em torno da Campanha da Fraternidade 2012 e outras ações ligadas a garantia do acesso a direitos sociais básicos da população, mais precisamente relacionado ao acesso à água, segurança e soberania alimentar e nutricional, meio ambiente, segurança pública e habitação.

Para tanto, estão se articulando para organizarem e participarem de uma série de atividades em 2012, como por exemplo participarem de Audiência Pública sobre Abastecimento de Água, que será promovida pela Câmara de Vereadores de Ouricuri, neste dia 24 de fevereiro no Salão Paroquial da igreja matriz. Na ocasião, o Grupo Atitude Cidadã fará entrega de um documento com as principais demandas e reivindicações da comunidade local, em relação à água.

O próximo evento pré-agendado pelo Grupo acontecerá no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. O calendário com as datas comemorativas que farão parte do cronograma de atividades do Coletivo, ao longo do ano, será divulgado e organizado na próxima reunião agendada para o dia 06 de março. “Este coletivo vem atuando de forma articulada desde o ano passado, quando foi iniciado com um número bem menor de organizações, mas esse Grupo vem se ampliando a cada dia”, lembra o Coordenador Geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho.

Entre as organizações participantes da iniciativa estão: Caatinga, Grupo de Mulheres Jurema, MPA, MST, STR-O, SINDSEP, ECOSOL Araripe, Capacit, IF Sertão/Campus - Ouricuri, Fetape, Caatma, CMDRS de Ouricuri, Diocese de Salgueiro, Funerária Vip, Pastoral do Idoso e da Criança, PJMP, Paróquia São Sebastião, Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Ouricuri e CDL.

Serviço

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2012
Local: Praça Frei Damião, centro, Ouricuri-PE
Horário: 8h00
Data: 22.02.2012
  
Comunicação Caatinga

Nenhum comentário: