quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Audiência discute regulamentação das ocupações das praças e ruas de Petrolina

Dando continuidade ao processo de requalificação das áreas públicas do município, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Ordem Pública, participou na manhã desta terça-feira (31) de uma audiência na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Petrolina. O encontro foi presidido pelo promotor Carlan Carlo da Silva e discutiu a regulamentação das ocupações das praças e ruas da cidade. Além do promotor, participaram da reunião o secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcanti, o coordenador do Núcleo de Operações Urbanas, Jenivaldo Santos, e a líder popular, Maria Helena Lemos.

Na audiência desta terça-feira, os participantes apresentaram propostas para cada caso e decidiram como essas ações seriam encaminhadas. “Tiramos alguns encaminhamentos imediatos para a solução dos problemas. Um deles, foi o agendamento de uma nova audiência pública, em que vão ser apresentados os primeiros resultados da nossa ação conjunta para garantir o interesse público nas áreas públicas”, explicou o promotor Carlan Carlo, revelando que novas medidas em outros espaços serão apresentadas no futuro encontro.

Outra decisão tomada foi o agendamento de uma reunião de trabalho com um grupo de arquitetos da cidade, para viabilizar os pequenos projetos em que o uso das áreas públicas possam ser mantidos. Nesses terrenos, a intenção é ter ambientes padronizados, tendo o mínimo de ocupação das áreas. Segundo o Promotor, a idéia é ter uma melhoria no uso desses espaços.

O secretário Marcello Cavalcanti mostrou satisfação com os avanços conseguidos desde a última audiência realizada no dia 5 de dezembro do ano passado. Na ocasião, a prefeitura já tinha uma estratégia definida para a desocupação das ruas e avenidas no Centro da cidade e a ocupação do Mercado Turístico.

“Não imaginávamos chegar ao que nós temos hoje. Agora, a gente já pode sentir um centro da cidade mais organizado, as calçadas desocupadas, após a ocupação do Mercado Turístico. Conseguimos desocupar as avenidas e ruas principais de Petrolina. Mas, temos a consciência que novos passos devem ser tomados. Reuniões em sequência como essa, servem para que a gente defina e planeje a ação a ser tomada mais na frente”, comentou o secretário Marcello Cavalcanti, aproveitando para parabenizar o Ministério Público pela parceria com a Prefeitura .

Maria Helena Lemos, avaliou de forma positiva o encontro no Ministério Público. “Nós estamos vendo o trabalho como vai ser. Eles querem padronizar o trabalho da gente, para que não ficar ninguém na rua. Vai ser o melhor pra todos nós”, disse. 

De acordo com o secretário Marcello Cavalcanti, as ações para o reordenamento das ruas de Petrolina não vão parar. “ Não devemos e nem podemos cruzar os braços, porque todo dia é uma nova missão, sempre pensando no bem estar da população, que é a marca da gestão do prefeito Julio Lossio”, afirmou o secretário.

Texto e Fotos: Emerson Rocha

Nenhum comentário: