sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Profissionais das próximas unidades do programa Nova Semente recebem capacitação inicial


A Prefeitura de Petrolina e o Instituto Alfa e Beto estão oferecendo capacitação inicial para as profissionais que atuarão nas unidades do programa Nova Semente que serão inauguradas nos próximos três meses. A capacitação teve início na segunda-feira (23) e segue até amanhã (27). Mais de 200 mulheres entre sementeiras e gestoras das novas unidades, além de novas profissionais que estão atuando em unidades já existentes, estão recebendo as instruções.
Temas voltados para o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos como: puericultura - conjunto de meios médico-sociais voltados ao perfeito desenvolvimento físico e mental das crianças, desde o período de gestação -, noções básicas do desenvolvimento nos aspectos psicológicos emocionais e aspectos biológicos das crianças, forma de utilização das fichas de atividades, agenda da criança e o programa de leitura, estão sendo apresentados às profissionais.
Antes de abrir qualquer unidade, as sementeiras devem participar dessa formação porque elas aprendem como cuidar das crianças, o cuidado que se deve ter com a unidade, o tipo de limpeza que deve ser feito, como utilizar os espaços, o incentivo à leitura. Também fazemos um levantamento em todas as unidades em funcionamento para saber se alguma profissional não participou da capacitação. É fundamental que todas estejam preparadas”, explicou a Coordenadora do programa Nova Semente, Mônica Couto.
Após a inauguração das unidades onde atuarão, as sementeiras e gestoras continuam recebendo capacitação, como explicou a psicóloga do Instituto Alfa e Beto, Denise Rocha. “A capacitação não esgota o tema que será trabalhado por essas sementeiras ao longo do ano, mas dá uma noção geral de tudo aquilo que é importante para que elas exercitem e desenvolvam um bom trabalho. Além disso, temos a supervisão pedagógica permanente do IAB e o apoio da equipe da coordenação do programa Nova Semente”, destacou.
O programa Nova Semente já conta com 50 unidades inauguradas, atendendo a 3 mil crianças de 0 a 6 anos das áreas urbana e rural de Petrolina. Na unidade, as crianças recebem 5 refeições diárias e assistências odontológicas, pedagógicas, social e lúdicas. A meta do prefeito Julio Lossio é inaugurar 100 unidades até o final de 2012.
Texto: Cíntia Sacramento
Foto: Gilson Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário: