quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chuva deixa 6 cidades do Norte e Noroeste fluminense em alerta

Seis municípios do norte e do noroeste fluminense estão em alerta por conta da chuva. Segundo a secretaria de Defesa Civil, a região é a mais afetada por inundações no Estado do Rio. 

Os alagamentos foram provocados pela cheia dos rios Muriaé e Pomba, que nascem em Minas Gerais e tiveram forte impacto das chuvas na região nos últimos dias. 

Segundo a Defesa Civil, os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Campos, Laje do Muriaé, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua estão sob monitoramento permanente das autoridades. Os três últimos têm quase 5.000 pessoas desalojadas por conta dos alagamentos. 

Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a região tem céu nublado e são esperadas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Para amanhã, a previsão é de céu nublado e, na sexta, céu nublado com pancadas de chuva. 

Nesta quarta-feira, o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, irá visitar os municípios mais atingidos. Ele também irá inaugurar um centro de comando e controle na região, que visa a melhorar a resposta às emergências. 

MINAS
As fortes chuvas que atingem o Estado de Minas já fizeram com que 53 cidades decretassem situação de emergência, segundo dados da Defesa Civil. Os últimos decretos confirmados são das cidades de São João Evangelista, Itabirito, Brumadinho, Cipotânea, Raul Soares, Congonhas e Guiricema. Esses decretos foram acatados ontem (2). 

A situação de emergência é decretada pela prefeitura e caracteriza uma situação anormal, provocada por desastres, que causou prejuízos superáveis pela comunidade afetada. Quando homologada, há liberação mais rápida de recursos para obras emergenciais. 

Ontem (3), um deslizamento de terra atingiu a rodoviária da cidade de Ourto Preto, que desabou. Um taxista que estava em seu carro foi atingido pela estrutura e morreu. Há suspeita de que outro motorista tenha sido soterrado, já que havia dois táxis no local. As buscas continuam. 

Até agora já foram confirmadas cinco mortes em Minas em decorrência das chuvas desde outubro do ano passado. Três desses óbitos ocorreram entre segunda (2) e terça-feira (3). 

Fonte Folha.com

Nenhum comentário: