terça-feira, 29 de novembro de 2011

Petrolina: vice-prefeito diz que município nunca prosperou tanto

Vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio envia esclarecimentos a respeito das declarações do deputado Odacir Amorim, no dia 24/11, sobre a questão do emprego em Petrolina. Veja abaixo:

“O Deputado Odacy Amorim tem falta de memória ou falta-lhe conhecimento quando faz questão de divulgar que Petrolina é a que mais desemprega no País. Não se sabe ao certo o que falta na avaliação que fez o deputado acerca do momento econômico em que vive Petrolina.

Historicamente e em decorrência da sazonalidade, o mês de outubro é de balanço negativo, quando observamos o número de admissões e o número de demissões, constante no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foi assim nos últimos cinco anos em função do termino da colheita e do ciclo do período principal das exportações, que é o segundo semestre. O deputado sabe disto e lamentavelmente colhe este dado isolado para tentar contagiar negativamente a imagem da cidade que não merece e nem esperava isto dele.

Petrolina vive um momento de grande otimismo em sua economia fato este revelado pelo grande volume de investimentos no município onde destacamos:

- expansão setor de serviços que já ocupa 57,7% do nosso PIB;
- maior programa habitacional da história de Petrolina totalizando investimentos de R$ 270 milhões de reais;
- ampliação do shopping center;
- ampliação do número voos para Petrolina;
- expansão imobiliária privada com investimentos da ordem de R$ 250 milhões com destaque para a rede hoteleira e dos novos condomínios residenciais;

Ao avaliarmos o índice FIRJAN, que mede o desenvolvimento municipal, podemos observar que exatamente nos dois anos da administração do ex-prefeito Odacy, tivemos queda do índice. No ano de 2007 (0,65%) e estagnação no ano seguinte (0,68%), só voltando a crescer significativamente em 2009 (0,7%) ultrapassando inclusive a série histórica dos últimos cinco anos.

Mesmo não sendo prioridade por parte do governo estadual no processo de industrialização do Estado, Petrolina avança firme no setor de agronegócios tendo sido destaque como o terceiro maior PIB do agronegócio brasileiro. Agronegócio que se diversifica com a caprinovinocultura e novas variedades de frutas. Soma-se a isto a grande expectativa para o setor da cana-de-açúcar, cítricos e leite a partir de uma retomada de investimentos em parceria público-privada.

Com articulação política e a liderança regional de Petrolina, estamos recebendo a Superintendência do Banco do Brasil e ampliando a atuação da Caixa Econômica Federal na nossa região, além de observarmos a expansão do número de contratos de financiamento através do BNB. Vivemos um momento de grandes realizações e os números são irrefutáveis.

Nos últimos dois anos, marca de nossa gestão, foram inaugurados vários empreendimentos comerciais, com destaque para as novas concessionárias (Hyundai, Nissan, Honda, KIA, John Deeri), além da expansão da rede hoteleira, incluindo duas bandeiras internacionais e grandes grupos imobiliários nacionais como, por exemplo, o Alfhaville, de São Paulo.

O fortalecimento do setor do conhecimento com as nossas universidades e faculdades somada ao fortalecimento do nosso Polo Médico, democratizam as oportunidades e o crescimento e ampliação das pequenas e médias empresas, que são as quem mais geram empregos.

Se hoje Petrolina possui o maior programa habitacional do Estado, beneficiando milhares de famílias de baixa renda, no governo de Odacy não se tem noticia e lembrança de uma casa popular. Todo este potencial econômico chamou a atenção da CNI e da FIEPE que escolheram a nossa cidade como objeto de estudo que durou 14 meses e resultou em um documento concluído recentemente, sob o nome “Agenda Pró-Petrolina” onde se apresenta as 08 (oito) principais cadeias produtivas da nossa economia.

Assim sendo, reafirmo que não se pode fazer política diminuindo a sua própria Casa. Nessa caminhada nervosa e atabalhoada do deputado para viabilizar uma pré-candidatura, atropelando o tempo, o debate político e a todo custo buscando mídia, não se pode esquecer a responsabilidade e compromisso com a verdade. Petrolina vive um momento de muito empreendedorismo em um ambiente em que se respira negócios, trabalho e renda. Petrolina esta forte. Petrolina é Grande.”

Domingos Sávio/ Vice-prefeito de Petrolina
Fonte: Publicada por Eildo Coelho no facebook/ Blog Magno Martins

Nenhum comentário: