quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CPI dos Convênios oficializa membros e já define ações

Comissão só será instalada, no entanto, após o fim da greve dos policiais e bombeiros militares

Os líderes de bancadas e blocos parlamentares oficializaram ontem a indicação dos sete membros titulares e sete suplentes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar o desaparecimento de R$ 73,5 milhões das contas da Prefeitura de São Luís. Mas a CPI só será instalada após o retorno da normalidade na Assembleia Legislativa. De acordo com o autor do requerimento de criação da comissão, deputado Roberto Costa (PMDB), mesmo respeitando a suspensão das sessões, a comissão está discutindo informalmente os passos a serem tomados.

Foram indicados como membros titulares o próprio Roberto Costa e mais os deputados Magno Bacelar (PV) e Vianey Bringel (PMDB), pelo Bloco "Pelo Maranhão". O Bloco União Democrática indicou Rogério Cafeteira (PMN) e Léo Cunha (PSC). Também foram oficializados os deputados Alexandre Almeida, pelo PSD, e Marcelo Tavares (PSB), pela oposição.

Como suplentes - que podem atuar normalmente nos bastidores, mesmo com a presença do titular -, foram indicados Rigo Teles (PV), Antonio Periera (DEM) e Edson Araújo (PSL); Raimundo Louro (PR) e Francisca Primo (PT); Raimundo Cutrim (PSD) e Eliziane Gama (PPS).

Uma das primeiras providências da comissão, segundo Roberto Costa, é a definição do montante a ser devolvido pela Prefeitura de São Luís diante do tempo de juros dos recursos. "Nós já encaminhamos à Caixa Econômica Federal requerimento para que sejam feitos os cálculos dos juros, tanto com base na poupança quanto com base em outras aplicações financeiras. Isso é importante para definir o valor atual dos R$ 73,5 milhões", explicou o parlamentar.

Outra providência que está sendo tomada pela comissão é a definição dos primeiros convocados. Serão ouvidos, além de secretários ligados aos setores financeiros e fazendários da Prefeitura de São Luís, também técnicos do Tribunal de Contas do Estado, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. "De acordo com o depoimento destas pessoas é que se definirá os próximos nomes a serem ouvidos", disse Costa.

O parlamentar espera que a greve dos policiais e bombeiros militares seja resolvida o mais rápido possível, para que a comissão possa atuar normalmente.

Fonte Estado do Maranhão

Nenhum comentário: