terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mobilidade Urbana em Petrolina

Por Robson Patrício
Tecnólogo em Gestão de RH, Policial Militar de Pernambuco

Falando sobre mobilidade urbana, somos obrigado a avaliar as tomadas de decisões por parte de nossos governantes.
No dia 02 de novembro deste, voltando da cidade de Sobradinho-BA, acompanhado de meu pai Seu Pantaleão, natural de Cabrobó-PE e que veio trabalhar na construção da Barragem de Sobradinho no ano de 1975, contou-me do pouco tempo que o Governo Federal levou para construírem e que durante seu tempo de trabalho prestado na obra, teve a oportunidade de estar presente na inauguração feita pelo então Presidente da República Ernesto Geisel, que retratou-me de ter visto um Governo determinado em terminar o que haviam começado, pelo respeito que havia com o dinheiro público; outra preocupação do Governo Geisel, vista no inicio dos anos 70, foi quanto a mobilidade urbana, onde pode implantar as primeiras linhas do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Com isto quero dizer que, no trato com o assunto de mobilidade urbana, o que falta é RESPEITO por parte de nossas autoridades executivas e fiscalização por parte de nossos legisladores quanto à aplicação e destinação dos recursos onde realmente devem ser aplicados.
As obras nos dias atuais são meramente ferramentas de lavagem de dinheiro, faz-se um orçamento e quando se inicia já temos uma enxurrada de aditivos para dar continuidade as obras.
Se passarmos os olhos rapidamente na lateral da BR 122, sentido Petrolina/ Recife, lado esquerdo, ainda podemos ver milhões em reais gastos com a Transnordestina no Governo FH que culminou em apenas um morro de areia, que percorre boa parte do percurso entre Petrolina e Lagoa Grande.
Mais em se tratando dos novos discursos em Mobilidade Urbana, o que podemos esperar é que nossos Prefeitos, Governadores e a Presidência da República, possam destinar recursos para implantação de novos meios de transporte em massa, o que há nisto tudo, que leva nossa população as ruas todos os dias com milhões de veículos transitando num espaço pequeno dividido com pedestre, bicicletas, veículos, motociclos e transporte coletivo, é um sentimento de posse, posse do carro em te dar liberdade, o que é um engano, pois ao sair de carro, começa a dificuldade de encontrar estacionamento, gasto exagerado de combustível nos engarrafamentos e tudo mais.
Vimos agora recente o Prefeito Julio Lossio falar em VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), importantíssimo e urgente esta discussão, agora isto tem que sair do discurso político e ir pra o discurso do Prefeito e ser encarado como uma necessidade para ser implantada, destinando recurso para inicio e termino da obra.
Sabemos que os custos para implantação de um VLT é alto para ser implantado, mais o que devemos ver é o custo/beneficio/futuro, pois nossa cidade sempre teve um diferencial por ser uma cidade planejada, exemplo tanto foi a duplicação da Ponte Presidente Dutra, que não teve dificuldade em se conectar com a BR 407, demonstrando que planejamento ainda é o diferencial em uma cidade com potencial em desenvolvimento, como é o caso de Petrolina;
podemos ainda observar na imagem que se for disponibilizado em Petrolina linhas que atendessem estas comunidades, teríamos números significativos de redução de veículos particulares na rua.
O Problema do transporte coletivo em Petrolina vira uma “novela” sem capítulo final, entra Prefeito e sai Prefeito; primeiro buscou a quebra do monopólio ainda no Governo FB e ainda hoje nada foi resolvido que trouxesse a satisfação do usuário que ainda continua a reclamar.

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