terça-feira, 10 de maio de 2011

Comissão da Secretaria de Educação de Petrolina orienta conselheiros escolares sobre as eleições dos gestores municipais

No dia 09, a Comissão Especial Central da Secretaria Municipal de Educação reuniu-se com quase 150 Conselheiros Escolares Municipais no Sest/Senat, para repassar informações sobre a elaboração da Comissão Eleitoral das Escolas, para a seleção de novos dirigentes das unidades escolares/núcleos administrativos e pedagógicos da rede municipal.

No encontro, a comissão especial passou todas as informações necessárias para a formação da Comissão Eleitoral nas Escolas, que deverá ser composta por 10 membros, sendo eles: 2 docentes, 2 representantes de pais, 2 membros do conselho escolar, 2 servidores públicos e 2 discentes. Para cada cargo, será nomeado um titular e um suplente e entre os 10 representantes se escolherá o presidente da comissão, que deverá ser registrado em ata, assim como os demais trabalhos pertinentes ao processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral Escolar deverá ser formada pelos núcleos administrativos até o dia 20 de maio e a cópia da ata de registro deverá ser entregue pelo Presidente da Comissão Escolar à Comissão Especial Central no dia 23 de maio, às 8h, na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, onde participará de formação para organizar o processo de eleição dos candidatos a Diretor, Vice-diretor e Secretário, aprovados na 1ª etapa.

Além de orientações sobre a formação da Comissão Eleitoral, a reunião informou os conselheiros escolares sobre as normas complementares do edital de seleção para gestores municipais referente à Lei nº 2353, que regulamenta o processo eleitoral da Rede Municipal de Ensino, como explicou a Presidente da Comissão Especial Central, Sirlânea Alves Martins. “O encontro orientou os conselheiros escolares a trabalhar de forma imparcial e, também, a se inteirar no processo de candidatura eleitoral nas escolas, distribuição das urnas, formações das chapas, entre outras informações”, ressaltou. A participação na reunião foi vetada para pessoas que se candidataram no processo seletivo de gestores municipais.

De acordo com a Presidente do Conselho da Escola Municipal Guido Alves Cardoso, localizada em Izacolândia, Lucélia Cruz, a reunião foi muito proveitosa. “É muito importante recebermos essas informações, porque esclarecem nossas dúvidas e detalham o funcionamento de todo o processo eleitoral dos gestores”, afirmou.

Etapas
A 1ª etapa do processo ocorrerá no próximo domingo (15), com uma prova de competência técnica que será realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (FACAPE), às 8h. A partir do dia 1º de junho até o dia 08, serão abertas as inscrições nas escolas para as chapa eleitorais, e no dia 13 de junho acontecerão as eleições nos 42 núcleos administrativos.

Texto: Élida Maria/ Foto: Patrícia Telles

Nenhum comentário: